top of page

BLOG

Riscos de ter Baixos Níveis de Testosterona


O que é a Testosterona?

molécula da testosterona

Hoje venho falar sobre algo que em Portugal é um tema "taboo", a Testosterona. Esta é a hormona que difere o homem da mulher. Não que a mulher não tenha nem precise de testosterona, mas o homem produz 15x mais que a mulher.


A testosterona é a hormona responsável pelo desenvolvimento dos órgãos reprodutores do homem na fase de bebé. Durante a puberdade é a testosterona que transforma o "menino" em "homem", pois é a hormona responsável para o desenvolvimento muscular, pelo facial, voz mais grossa e é a que nos dá mais agressividade e capacidade reprodutiva.




A Testosterona não se resume a músculo, pêlos e voz grossa!

Meus queridos a testosterona não se limita a nos dar mais "pêlo", mais músculo e ereções porreiras como a maioria pensa! Ela é fulcral para a saúde mental, bem estar e qualidade de vida do homem.


Baixos níveis de testosterona estão ligados a:

  • Depressão

  • Menor Capacidade Cognitiva e Memória

  • Baixos Níveis de Energia

  • Falta de Motivação e "drive" na vida

  • Falta de libido e capacidade de ereção

  • Perda de massa muscular

  • Diminuição da agilidade, força e resistência física


Com níveis baixos de testosterona ficas mais apático, sem energia, sem apetite sexual, não tens motivação para sair do sofá e perdes a tua vitalidade. Além disso começas a perder massa muscular e funcionalidade e isto são tudo coisas que afetam gravemente a qualidade de vida.




Ter níveis baixos de testosterona afeta a nossa longevidade?

Num estudo onde acompanharam 794 homens, dos 50 aos 91 anos, constataram que os que tinham menores níveis de testosterona tinham 40% maior risco de mortalidade, sobretudo maior risco de desenvolver doenças cardiovasculares, respiratórias, e síndrome metabólico.


Estudo Baixa Testosterona


Quais são as causas de termos baixos níveis de Testosterona?


  • Fatores Externos

Na grande maioria das vezes níveis baixos são provocados por fatores "externos", nomeadamente hábitos de vida menos saudáveis:


  1. Tabagismo

  2. Consumo Excessivo de

  3. Obesidade

  4. Deficiências Nutricionais (exemplo: Baixo consumo de gordura e baixos níveis de zinco)

  5. Stress

  6. Medicações

  7. Infeções

  8. Diabetes

  9. Apneia de Sono

  10. Má qualidade e quantidade de sono


Outra coisa que pode ter influência nos níveis de testosterona, e que eu queria vos falar mais em especial, é a exposição que atualmente temos a "micro-plásticos".


Estes estão em todo o lado, nas embalagens da nossa comida e bebidas, roupas, alimentos e até na água que bebemos. Infelizmente estes micro-plásticos causam toxicidade no nosso corpo porque acumulam no nosso tecido adiposo, elevando os níveis de estrogénio e baixando os níveis de testosterona.


Nem vou entrar na área dos cremes, desodorizantes, perfumes e shampoos. Se quiserem saber mais detalhes, aconselho o livro "Estrogeneration" - que fala sobre todos estes produtos e os compostos que eles contêm e que influenciam o nosso sistema hormonal negativamente.



  • Fatores Internos


O termo usado para a condição de níveis baixos de testosterona é "hipogonadismo", este também pode ser caudado por fatores "internos", ou seja, mau funcionamento das estruturas responsáveis pela produção de testosterona.


Chamamos Hipogonadismo primário quando o problema é derivado dos testículos.


E Hipogonadismo Secundário quando o problema vem do hipotálamo ou da glândula pituitária.


A imagem abaixo representa o processo e intervenientes na produção de testosterona, para perceberem melhor.



processo e intervenientes na produção de testosterona


Normalmente nestas situações (fatores internos) a causa é derivada de defeito congénito à nascença ou derivado de algo que acontece ao longo da vida, como por exemplo uma infeção ou lesão nestas mesmas estruturas.


No entanto, a grande maioria dos casos existentes, é derivado dos fatores externos como falei acima. Sobretudo obesidade, consumo excessivo de álcool, poucas horas de sono e altos níveis de stress.




Como saber com certeza se tenho níveis baixos de testosterona?

Se tiveres a sentir alguns dos sintomas que falei acima, e não arranjas uma explicação plausível para os ter, então podes considerar a possibilidade de teres os teus níveis de testosterona baixos.


Para teres a certeza precisas de consultar com algum médico, e pedir análises específicas. O problema é que a grande maioria dos médicos acha esse assunto taboo, e desvaloriza imenso esta "patologia". Já vi imensos casos disso.


Se for o teu caso, se sentires que o teu médico não te liga, vai a um laboratório e pede análise aos seguintes marcadores:


  • Testosterona Total e Testosterona Livre



Se estiverem abaixo dos valores de referencia é sinal que podes estar a sofrer de Hipogonadismo.


A causa é que é mais complicado de saber, mas podes tentar voltar a falar com o teu médico ou podes consultar-me através da Rebolo Team (serviço de acompanhamento online). Temos um serviço que te ajudada a interpretares os resultados das tuas análises e ajuda a encontrar a possível causa e solução do problema.



Guidelines para maximizarem a vossa produção de testosterona:

  1. Ter % de gordura adequada, idealmente entres os 12-15%.

  2. Ter uma atividade física regular, nomeadamente treino de alta intensidade como treino de força, hipertrofia ou HIIT.

  3. Alimentação Equilibrada (Ingestão proteica adequada, boa ingestão de gorduras saudáveis e evitar comida processada).

  4. Minimizar Stress e Níveis de Cortisol.

  5. Níveis de vitamina D adequados.

  6. Boa ingestão de micronutrientes (vitaminas e minerais).

  7. Dormir 7-8h por noite, sono de boa qualidade.

  8. Evitar plásticos

  9. Evitar consumo excessivo de

  10. Não fumar



Espero que vos tenha passado a importância de ter os níveis de testosterona adequados, que estes impactam todas as áreas da nossa vida, e influenciam imenso a nossa saúde, bem-estar, vitalidade e longevidade.


Bem meus queridos e foi mais um post. Já não escrevia aqui à imenso tempo e por acaso já tinha saudades. Acho que ler é tão bom para a nossa mente, mas é pena que hoje em dia a maioria da população já não o faça.


Espero que tenham gostado! Desta vez é só "Abraços" porque dificilmente terei uma mulher a chegar ao fim desde post.


André Rebolo

126 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page