Boas Malta!
Hoje é dia de reativar o blog. Já há algum tempo que não publico nada por aqui e tenho deixado isto meio parado, muito por motivos profissionais, competitivos, e falta de tempo. Mas agora, quero retomar e vou tentar manter o blog sempre atualizado.
E para o post de hoje, vou abordar um tema pedido por um subscritor do meu canal de Youtube: a L-Carnitina.
Vamos ver o que é, o que faz, se resulta e se vale a pena comprar.
Vamos lá.
L- Carnitina

Bem a L-Carnitina está no mundo da suplementação há muitos anos e é vendida como um "termogénico" ou seja, um suplemento que ajuda a potenciar a queima de reservas de gordura do nosso corpo. Acredita-se que ajuda na queima de gordura porque esta faz parte do processo oxidativo de ácidos gordos na mitocôndria. Basicamente, a L-Carnitina é o composto que dá inicio ao processo de queima de gordura nas nossas mitocôndrias e por isso é vendido como um "queima gordura".
Mas será que funciona mesmo?
No departamento da ciência, já foram feito imensos estudos sobre a L-Carnitina e a perda de peso e redução da % gordura, e de facto muitos desses estudos apresentam mudanças estatisticamente significativas a nível de redução de peso, BMI e % gordura corporal, mas isto apenas se verificou em estudos de média/baixa qualidade metodológica e em indivíduos obesos.
Em estudos de boa qualidade metodológica e em indivíduos com % gordura adequada não foram vistas mudanças significativas!
Na minha opinião, acho que a suplementação de L-Carnitina com objetivo de perda de gordura não vale a pena. Acho que não vale a pena o investimento para o objetivo pretendido visto que as mudanças não são significativas. Até mesmo nos casos de pessoas com obesidade, não acredito que o investimento valha os resultados que são conseguidos.
Ainda sobre a L-Carnitina, existem alguns estudos que indicam outros benefícios e com resultados mais sólidos. Estudos mostram que aumenta a densidade dos recetores androgénicos no músculo, a qualidade do esperma do homem, e também está ligada à recuperação do ciclo menstrual em mulheres que o perderam por alguma razão. Nestes casos a evidencia cientifica é muito forte!
Malta foi mais um post no blog, se tiveres alguma sugestão envia um email para info.andrerebolo@gmail.com. Todas as sugestões são bem-vindas!
Muito obrigado, até ao próximo post!