BLOG

L- Carnitina Funciona?


Boas Malta!


Hoje é dia de reativar o blog. Já há algum tempo que não publico nada por aqui e tenho deixado isto meio parado, muito por motivos profissionais, competitivos, e falta de tempo. Mas agora, quero retomar e vou tentar manter o blog sempre atualizado.


E para o post de hoje, vou abordar um tema pedido por um subscritor do meu canal de Youtube: a L-Carnitina.


Vamos ver o que é, o que faz, se resulta e se vale a pena comprar.


Vamos lá.



L- Carnitina

Bem a L-Carnitina está no mundo da suplementação há muitos anos e é vendida como um "termogénico" ou seja, um suplemento que ajuda a potenciar a queima de reservas de gordura do nosso corpo. Acredita-se que ajuda na queima de gordura porque esta faz parte do processo oxidativo de ácidos gordos na mitocôndria. Basicamente, a L-Carnitina é o composto que dá inicio ao processo de queima de gordura nas nossas mitocôndrias e por isso é vendido como um "queima gordura".



Mas será que funciona mesmo?



No departamento da ciência, já foram feito imensos estudos sobre a L-Carnitina e a perda de peso e redução da % gordura, e de facto muitos desses estudos apresentam mudanças estatisticamente significativas a nível de redução de peso, BMI e % gordura corporal, mas isto apenas se verificou em estudos de média/baixa qualidade metodológica e em indivíduos obesos.


Em estudos de boa qualidade metodológica e em indivíduos com % gordura adequada não foram vistas mudanças significativas!


Na minha opinião, acho que a suplementação de L-Carnitina com objetivo de perda de gordura não vale a pena. Acho que não vale a pena o investimento para o objetivo pretendido visto que as mudanças não são significativas. Até mesmo nos casos de pessoas com obesidade, não acredito que o investimento valha os resultados que são conseguidos.


Ainda sobre a L-Carnitina, existem alguns estudos que indicam outros benefícios e com resultados mais sólidos. Estudos mostram que aumenta a densidade dos recetores androgénicos no músculo, a qualidade do esperma do homem, e também está ligada à recuperação do ciclo menstrual em mulheres que o perderam por alguma razão. Nestes casos a evidencia cientifica é muito forte!


Malta foi mais um post no blog, se tiveres alguma sugestão envia um email para info.andrerebolo@gmail.com. Todas as sugestões são bem-vindas!



Muito obrigado, até ao próximo post!

André Rebolo
154 visualizações

Posts recentes

Ver tudo